Saiba mais sobre a gota: doença é causada pelo excesso de ácido úrico

Cristais decorrentes do acúmulo da substância se acumulam nas articulações, causando dor, inchaço e deformações na região.

A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que causa muita dor nas articulações. A substância se acumula formando cristais de urato, que são eliminados pela urina. Porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco, ele pode se acumular nas articulações, formando a gota.

Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar. Apesar de muito incômodas, as crises de gota têm cura. Melhorar a alimentação, para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, e o uso de medicamentos anti-inflamatórios a fim de controlar a dor e a inflamação são os melhores caminhos para evitar as dores. No entanto, caso os níveis da substância não sejam controlados, há complicações irreversíveis, como deformações nas articulações.

O que é ácido úrico e o que comer para mantê-lo sob controle. A substância em excesso no corpo pode causar dores nas articulações e favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Fonte: https://www.24horasnews.com.br/noticia/saiba-mais-sobre-a-gota-doenca-e-causada-pelo-excesso-de-acido-urico.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *