Osteoporose: prevenção desde a infância

Nesse post, nós compartilhamos uma entrevista com o Dr. Rubene Campos, que é ortopedista e osteopata que vai falar sobre a importância da prevenção da Osteoporose desde a infância. Aliás, através dessa entrevista aprendi que quase toda a totalidade de cálcio acumulada no organismo acontece até os 30 anos de idade! Por isso é tão importante pensar nesse assunto desde cedo!

 

 
Mas o que é a Osteoporose? É uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos e pode e deve ser prevenida desde a infância! Na verdade, ainda na gestação! Essa doença se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, o que causa um aumento do risco de fraturas.
A Osteopatia é a área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens (disfunções) do sistema neuromuscular-esquelético e seus efeitos na saúde em geral. Caracteriza-se pelas técnicas manuais, diretas ou indiretas, com o intuito de restaurar a mobilidade dos tecidos e das articulações.
1- Quando começa a prevenção a osteoporose? Ainda na gestação?
A prevenção começa sim, na gestação. Alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D é fundamental para a formação do embrião, ajudando no seu desenvolvimento, estimula o sistema imunológico, e reduz o risco de doenças cardiovasculares no futuro
2- O que os pais devem fazer para prevenir a osteoporose?
A maior parte do cálcio do corpo está armazanado nos ossos, sendo remodelado constantemente. Este cálcio é fundamental para diversas funções celulares como a contração muscular e a função normal do coração.
O cálcio é estocado no organismo, em quase toda sua totalidade até os 30 anos de idade. Por isso, é muito importante uma alimentação balanceada, rica em cálcio, durante toda a infância e juventude.
3- O sol influencia na prevenção desta doença? Qual é o melhor horário para tomar sol?
Os raios solares estimulam na pele humana a síntese de vitamina D , responsável pela absorção de cálcio , por isso é importante que todas as pessoas recebam uma dose diária de Sol , mas só vale se for diretamente na pele , de preferência na parte da manhã , tendo o cuidado de evitar queimaduras, por isso ela é chamada de vitamina do sol.
4- Quais os melhores alimentos para evitar a osteoporose?
Os alimentos ricos em cálcio. Eles são principalmente os laticínios, vegetais escuros, feijão branco, tofu. A vitamina D é solúvel em óleo, o que significa que você precisa comer gordura para absorvê-la. É naturalmente encontrada em óleos de peixe, no fígado bovino, queijo, gema de ovo e em alguns cogumelos. A vitamina D também é feita naturalmente pelo seu corpo quando você expõe sua pele ao sol.
5- Bons hábitos na infância podem evitar a osteoporose na fase adulta?
Nosso organismo faz algum tipo de “estoque”?
A boa alimentação é a base de um desenvolvimento saudável. O nosso estoque de cálcio está nos ossos, por isso devemos incluir alimentos ricos em nutrientes na alimentação das nossas crianças, pois nesta fase é que nosso estoque é formado e o corpo mais precisa de combustível para se desenvolver.
6- A osteoporose pode se desenvolver ainda na infância?
Sim, mas na infância, tanto a osteopenia quanto a osteoporose costumam ser assintomáticas. Para se identificar as crianças acometidas, é fundamental uma investigação minuciosa de seus fatores de risco. O sinal primordial da osteoporose é a ocorrência de fraturas após traumas leves durante as atividades diárias. As fraturas podem ocorrer em qualquer local, sendo os mais freqüentes nas vértebras, a região proximal do fêmur e o antebraço .
7- Atividades físicas podem contribuir para evitar a osteoporose?
Atividade física estimula a formação óssea, melhora a circulação, levanta a auto estima e faz com que os ossos se fortaleçam. Porém existem fatores hormonais e genéticos no surgimento da osteoporose, que devem ser investigados por profissionais especializados.

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