Descubra o que pode te fazer perder o paladar além do covid-19

No início da pandemia, os sintomas de covid-19 que foram transmitidos à população eram um pouco diferentes. A perda do olfato e do paladar não foi discutida como um sintoma comum, mas agora é.

Esses sintomas podem indicar possível contaminação, mesmo na ausência de outros sintomas mais comuns, como febre, tosse seca, fadiga e falta de ar. Portanto, é importante fazer um teste COVID-19 o mais rápido possível para garantir a segurança.

Apesar disso, existem muitos outros motivos, além do covid-19, que podem causar a perda ou diminuição do olfato e do paladar. Não se desespere se notar essa mudança em seus sentidos. Saiba o que pode ser devido.

1. Problema neurológico

Existe um problema neurológico relacionado ao sentido e à interpretação do paladar no cérebro. Com isso, a pessoa pode desenvolver uma das seguintes condições:

Disgeusia – faz com que alimentos e bebidas tenham sabores diferentes;
Hipogeusia: diminui a capacidade de saborear alimentos doces, azedos, amargos ou salgados;
Ageusia: elimina completamente o sabor.

2. Medicamentos

Alguns medicamentos podem inibir ou modificar o sabor, como medicamentos para hipertensão, tireóide, quimioterapia e antifúngicos.

3. Doença autoimune

Uma doença autoimune que afeta o paladar é a síndrome de Sjögren. Os sintomas desta doença são membranas mucosas secas (olhos, nariz, boca), cáries, dor de estômago, dores nas articulações e musculares. Como afeta o revestimento do nariz e da boca, as papilas gustativas podem ser afetadas por inflamação e o paladar pode mudar, principalmente deixando um gosto metálico nos alimentos.

4. Pólipo nasal

O pólipo nasal é como uma pedra mole que se forma na cavidade nasal, geralmente em resposta a sinusite ou alergias respiratórias recorrentes. Esses pólipos podem se tornar grandes o suficiente para obstruir a cavidade nasal e, conseqüentemente, reduzir o olfato e o paladar.

5. Deficiência de nutrientes

A vitamina B12 e o zinco são nutrientes importantes para a saúde do sistema nervoso, que participa do funcionamento do olfato, do paladar e de todos os outros sentidos do corpo. Portanto, se o corpo estiver carente desses nutrientes, pode haver uma mudança na capacidade de saborear os alimentos.

6. Alergia, gripe e resfriado

Mesmo antes do COVID-19, as causas mais comuns de perda de olfato e paladar sempre foram alergias respiratórias, gripe e resfriados. Quando a infecção é grave, o nariz fica obstruído, afetando a capacidade de cheirar e saborear. Pode levar dias ou semanas para que o inchaço desapareça.

7. Comida muito quente

Se você acidentalmente colocar um alimento ou bebida na boca muito quente, isso pode causar uma lesão que afetará o seu paladar. Quando a ferida cicatrizar, o gosto voltará.

Em caso de dúvida, consulte um médico

Em todos os casos mencionados acima, é melhor consultar um médico. Se você estiver tomando medicamentos, chame seu médico para saber se este sintoma é esperado e diga a ele o que você está sentindo.

Se você comeu um alimento que queimou a boca e, logo em seguida, perdeu ou apresentou redução no sabor, você sabe que provavelmente esse é o motivo. Então, você tem que esperar a lesão cicatrizar.

Se você tiver sintomas de resfriado ou gripe, incluindo perda de olfato e paladar, faça o teste de COVID-19. Se o resultado for negativo, cuide-se em casa e espere o retorno dos seus sentidos, assim que a infecção passar.

FONTE: https://www.informebrasil.com.br/descubra-o-que-pode-te-fazer-perder-o-paladar-alem-do-covid-19/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *