Cuidados com os Olhos

A artrite nunca anda só….temos que simplesmente cuidar para que ela ande sempre ao nosso lado e não deixar que ela se adiante em nossa vida.
Cuide!
Siga as orientações do seu médico a risca!
 

 

 
 
O que é Síndrome de Sjögren?
É uma doença auto-imune de causa desconhecida que afeta as glândulas lacrimais e salivares, causando olho e boca seca. Os sintomas de olho seco podem apresentar-se como sensação de areia nos olhos ou de corpo estranho, dificuldade para abril os olhos pela manhã, vermelhidão. A boca seca leva a dificuldade de comer alimentos secos sem ingerir líquido, língua grudada no céu na boca pela manhã, feridas pequenas nos cantos da boca, cáries freqüentes e quebra fácil dos dentes.
É um tipo de reumatismo?
É, porque pode causar inflamação nas articulações, músculos. Tem dois tipos de S. de Sjögren: a primária, quando o paciente só tem essa doença e a secundária quando ela é associada com outra doença reumatológica como a Artrite Reumatóide, Lúpus Eritematoso sistêmico.
O que causa a S. de Sjögren?
A causa é ainda indefinida, entretanto, causas ambientais e genéticas estão relacionadas com o aparecimento da doença.
Como se faz o diagnóstico da S. de Sjögren?
A queixa do paciente de olho e boca seca ajudam muito no diagnóstico. Além disso, a confirmação por um Oftalmologista, da medida da quantidade de lágrima é fundamental (Teste de Schirmer) e se o olho já tem lesão (Corante) A cintilografia das glândulas salivares revelar a dificuldade de salivação Algumas vezes é necessário uma biópsia da glândula salivar na gengiva. Exames de sangue também ajudam no diagnóstico como um FAN ou Fator reumatóide positivos.
Outros acometimentos:
Pele seca, dor articular, comprometimento pulmonar, vagina seca, cansaço fácil, alergias freqüentes, cálculos renais, sintomas neurológicos, pulmonares (bronquite, tosse seca, e falta de ar).
Como se trata a S de Sjögren?
Deve ser feito para todos os pacientes: usar colírios constantemente para lubrificar os olhos e evitar lesões como úlcera de córnea, usar saliva artificial, ingerir muito líquido, higiene oral, ir ao dentista freqüentemente. Tratar os órgãos acometidos com medicações específicas: Articulações, fadiga, olho e boca seca- hidroxi-cloroquina Pele-hidratação especialmente com hidratantes com pouca água para não evaporar rapidamente Pulmão- corticoesteróide e outros imunossupressores.

 

Fonte: reumatousp.med.br
 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *