Artrose de Quadril: Saiba Mais

Doença que atinge cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a artrose muitas vezes é responsável por dores intensas, podendo até ser incapacitante. Quando a enfermidade afeta a região do quadril, por exemplo, chega a ser confundida com problemas na coluna. Murilo Almeida, médico especialista em traumatologia, explica que a artrose de quadril pode ser tratada para oferecer mais qualidade de vida ao paciente.

O que é artrose de quadril?

Artrose é a degeneração (desgaste) da cartilagem que cobre qualquer articulação do corpo humano. Quando acontece no quadril, chamamos de artrose de quadril ou coxartrose e pode ser causada por diversos fatores, como excesso de uso da articulação, traumas, doenças da articulação, como a artrite reumatoide, entre outras.

Por que algumas pessoas têm artrose de quadril e outras não? Existe algum fator de risco?

A explicação vem das diversas origens da doença. A predisposição associada a hábitos de vida que podem aumentar a chance de artrose faz com que algumas pessoas tenham maior probabilidade de ter desgaste no quadril. Na terceira idade, mulheres e quem tem doenças da cartilagem (artrites em geral) possuem maior chance de ter artrose no quadril.

Quais os sintomas de artrose no quadril?

O principal sintoma de artrose no quadril é a dor que se inicia na região da virilha e irradia para a parte de dentro do joelho. Essa dor pode ser sentida também em toda a área do quadril, inclusive atrás, sendo facilmente confundida com a dor de coluna. A diminuição do movimento do quadril, impedindo o paciente de cruzar as pernas, calçar meias e lavar os pés é indicativa de que a artrose já passou para um estágio mais avançado, com menor chance de tratamento clínico.

Qual o tratamento?

Esse problema tem um enorme leque de tratamentos, que dependem da intensidade dos sintomas e do tamanho do desgaste da articulação. Grande parte dos pacientes consegue ter uma excelente qualidade de vida quando administramos analgésicos e, em casos selecionados, anti-inflamatórios. Medicamentos para controle da evolução da artrose e infiltrações com ácido hialurônico podem auxiliar no tratamento, mas essa indicação é bastante limitada. Em último caso, existe a prótese de quadril, que é a substituição da articulação do quadril já desgastada por uma articulação metálica, eliminando a dor do paciente e retornando a mobilidade da articulação.

Como é a vida após a prótese de quadril, caso a medida seja necessária?

Atualmente, devido à qualidade cada vez maior dos materiais e dos formatos das próteses, a vida após a prótese de quadril está cada vez mais parecida com a vida de quem possui um quadril sem doença. A mobilidade do local operado pode ser quase totalmente restabelecida e a dor que atrapalhava a vida do paciente é eliminada após a cirurgia. A recuperação depende muito de cada paciente, mas grande parte já consegue se manter em pé no primeiro dia de pós-operatório e poucos .

Fonte:
https://ludovica.opopular.com.br/editorias/comportamento/artrose-de-quadril-saiba-mais-1.1779519

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *