4 dicas de dieta para quem tem reumatismo

Você sabia é preciso atenção extra à dieta para quem tem reumatismo? Isso ocorre porque a alimentação pode influenciar na intensidade e no agravamento dos seus sintomas mais comuns, como a inflamação, o edema e as dores no corpo.

Também chamado de doença reumática, o reumatismo contempla uma série de enfermidades que afetam músculos, articulações e esqueleto, podendo levar até a restrições no movimento, se não for tratado.

Assim, a alimentação visa atingir dois objetivos principais:

  • combater a inflamação nas articulações;
  • manter a flora intestinal sempre equilibrada.

Nesse artigo, você verá dicas de dieta para quem tem reumatismo, incluindo os alimentos que devem ser evitados, e o porquê é importante incorporar uma dieta balanceada na sua vida.

Qual o papel da dieta para quem tem reumatismo

A dieta para quem tem reumatismo é vista como um complemento para o tratamento, ou seja, ela sozinha não substitui o acompanhamento médico e as demais terapias recomendadas. Assim, os hábitos saudáveis podem auxiliar na redução da sintomatologia, bem como na progressão da doença e dos efeitos provocados pelo uso medicamentoso.

Os principais sintomas que têm seus efeitos minimizados pela dieta para quem tem reumatismo são:

  • Dores;
  • Inchaço;
  • Rigidez nas articulações;
  • Inflamação.

Confira a seguir quais grupos alimentares são benéficas para os reumáticos.

Dicas de dieta para quem tem reumatismo

1) Aumente o consumo de frutas

Na dieta para quem tem reumatismo, o ideal é consumir em torno de 400 gramas de frutas por dia. Todas as frutas são recomendadas, mas algumas, em específico, oferecem benefícios extras.

Frutas de casca roxa, como mirtilo, jabuticaba e açaí, por exemplo, possuem antocianina, que combate o estresse oxidativo e as moléculas inflamatórias. A manga e o grapefruit possuem nutrientes que cuidam da cartilagem, enquanto a maçã é composta por quercetina, substância que possui efeito anti inflamatório.

2) Eleve os níveis de cálcio

Ingerir alimentos ricos em cálcio é fundamental para manter os ossos resistentes e, consequentemente, saudáveis. Para isso, é recomendado o consumo de leite e seus derivados, preferencialmente nas versões desnatadas, que possuem menos gordura.

Além disso, há outros alimentos que oferecem esse mineral em abundância, como:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Semente de gergelim;
  • Chia.

Para aumentar a absorção do cálcio, é fundamental, ainda, que os níveis de vitamina D no organismo estejam adequados. A vitamina é responsável por manter o equilíbrio do cálcio no organismo e pode ser adquirida, principalmente, pela exposição ao sol diariamente.

3) Prefira as “gorduras boas”

Há dois tipos de gorduras considerados essenciais na dieta para quem tem reumatismo: ômega-3 e ômega-6. Encontrados em peixes, nozes, azeites extravirgem, abacate, linhaça e aveia, eles possuem ação anti-inflamatória, minimizando os incômodos gerados pelos distúrbios.

4) Consuma alimentos probióticos

Algumas pesquisas demonstram que, quando a pessoa está com a sua flora intestinal desequilibrada, as chances de surgirem as doenças reumáticas aumentam. Para isso, os alimentos probióticos surgem justamente para equilibrar a quantidade de bactérias presentes no aparelho digestivo, atuando como anti inflamatório das articulações, pulmão e pele.

As maiores fontes probióticas são o leite fermentado e o iogurte.

O que você precisa evitar

Além de saber o deve ser incorporado na dieta para quem tem reumatismo, é fundamental ter ciência do que deve ser evitado e consumido moderadamente. Confira:

  • Gorduras saturadas e trans;
  • Açúcar e farinha refinados;
  • Sal, temperos e condimentos artificiais;
  • Embutidos;
  • Carboidratos.

É importante destacar que a dieta para quem tem reumatismo deve ser realizada de forma multidisciplinar. Assim, reumatologista e nutricionista devem trabalhar em conjunto para promover resultados mais satisfatórios.

Você tem alguma dúvida sobre dieta para reumáticos? Envie suas perguntas pelo formulário de contato ou envie uma mensagem no Facebook da SCR.

Fonte: https://screumatologia.com.br/4-dicas-de-dieta-para-quem-tem-reumatismo/

 

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