terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Uma simples ida ao dentista



Muitas pessoas tem 1, 2, até 3 ou mais doenças autoimunes juntas. Eu tenho 3, não é mérito nenhum, apenas acontece e não controlamos, tive diagnóstico de hipotireoidismo e Artrite Reumatóide praticamente juntos, com o passar dos anos iniciei com alguns sintomas da síndrome seca (sjogren).

Hipotireoidismo nunca influenciou na minha vida, apenas uso medicamento matinal para o resto da vida.
Artrite me causou muitas dificuldades, limitações e dor por longos 13 anos, fazem 3 anos que ela cansou de mim e me esqueceu, estou em remissão graças a Deus 🙌.


Agora a síndrome seca essa me faz lembrar dela todos os dias, com secura nos olhos me causando ceratite caso esqueça de usar o lubrificante por apenas 1 dia, sair de casa sem hidratante... Isso não te pertence mais!!

E os dentes???

Ahhhh os dentes….esses me dão um trabalho maior que cuidar do meu filho de 6 anos. Devido a falta de saliva os dentes têm mais tendência a terem cáries e levando a quebra de dentes, queda de obturações e várias infecções bucais.

Estou num martírio com um dente amado, sensibilizada a extraí lo, mas convencida pelo dentista a não fazer isso, esse belezinha caiu a obturação virando um canal, que já foi feito e já caiu a restauração por algumas vezes.

Hoje fui mais uma vez restaurá lo, já comecei bem pois antes de iniciar o atendimento tem que ser feito um raio x que é muito difícil pois tenho muita ânsia (acho que não sou só eu que tem), então dentista resolveu logo anestesiar para ficar mais fácil e ainda fez uma manobra que foi ótima, levantou bem a cadeira e inclinou para trás me fazendo ficar quase de cabeça para baixo e assim consegui fazer sem dar vexame. Me avisou que iria dar a anestesia...Deu a primeira do lado esquerdo e meu ouvido direito logo tapou, ficou com som oco, deu a segunda e me senti desfalecer, fraca, muito mole e sonolenta, me forcei a ficar acordada mas meus braços pesavam e só lembro de sentir uns tapinhas no rosto e um chumaço de algodão com álcool no nariz, e o dentista com cara assustada me olhando perguntando se estou bem. Logo falei: pra fazer um canal agora usa anestesia geral? Porque não me avisou!

Que sensação horrível, não quero passar por isso de novo. Vontade de desistir do tratamento, só que lembro do futuro com dor de dente ou sem ele. Logo mudei de idéia. Seguirei com o tratamento.

Mas com muita atenção e menos anestesia 😉. Importante que seu dentista esteja ciente de seu quadro clínico para poder te atender sem riscos. 


A saúde bucal é muito importante. É a entrada de infecções, então fique de olho e vá ao dentista. 





Autor: Cátia Figueiredo


Postar um comentário