quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sindrome de Dory! Você também tem?

Você já deve ter escutado sobre o desenho animado da Disney ‘’ProcurandoNemo’’!  Aquele que o peixe palhaço Marlim, procura seu Filho perdido Nemo (Se não assistiu, não perca mais tempo e veja, adooooooooooro desenhos e esse é um ótimo). Por mais que o Nemo ocupe o papel principal  a Dory é a minha preferida, a peixinha azul que era toda simpatia, além de inocente e gentil, Dory é corajosa e esperta. Ela até surpreendeu falando Baleiês! E entre todas as características há uma que é marcante da Dory é: ELA SOFRE DE PERDA DE MEMÓRIA RECENTE. Eu me identifiquei completamente com ela, pois tenho alguns lapsos de memória. Achei até que estava ficando doida, pois trocava datas, perdi várias consultas médicas, trocava datas 6 por 9, 2 por 5, entre outros esquecimentos diários, como qual dia tomei meu biológico? Por essa dificuldade criei a CADERNETA DE MEDICAMENTOS do RecomeçARRJ, para anotar ali e não esquecer mais.

Comecei a perguntar aos amigos que como eu também sofrem com uma doença reumática se eles também passavam por esses esquecimentos. A respostas foi SIM. Passei a esquecer datas importantes exames, chegou a afetar até a minha família pois esquecia de consultas do meu filho também. Daí comecei a me policiar e tudo que é importante anoto e deixo num local à vista, que eu olhe para ele o tempo todo. Até em reuniões da Associação tinha várias idéias que não eram anotadas e acabavam sendo perdidas devido ao esquecimento.
Você também sofre com a Síndrome da Dory? Fique atento aos sintomas e procure orientação médica, melhor pecar por excesso, pois pode ser um simples esquecimento ou os primeiros sintomas do Alzheimer. Observe se você tem dificuldades em algumas características como: Atenção, concentração, foco, resiliência, disciplina, memória, raciocínio lógico, pensamento lateral, inteligência interpessoal, auto estima. Para aumentar a capacidade do seu cérebro você faz uso de ferramentas incríveis, Veja algumas dicas para exercitar seu cérebro e driblar o esquecimento:

1.      Se você é destro comece a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso.

2.      Quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação.

3.      Use o relógio de pulso no braço direito.

4.      Ande pela casa de trás para frente.

5.      Veja as horas num espelho.

6.      Troque o mouse do computador de lado.

7.      Escove os dentes utilizando as duas mãos.

8.      Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual.

9.      Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro.


Faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente. Não deixe a síndrome de Dory fazer da sua vida um mar de esquecimentos, exercite seu cérebro.

Postar um comentário