terça-feira, 7 de junho de 2016

1º Encontro de EspondiloArtrites


O RecomeçAR/RJ passou por uma nova experiência nos dias 04 e 05 de junho.
Fomos convidadas a participar do 1° encontro de EspondiloArtrites em SP, com palestras informativas, com esclarecimentos, com muita transparência nas informações apresentadas aos pacientes que ali estavam presentes.
Organizada por Priscila Torres do blog artrite reumatóide, conheça o trabalho dela clicando no link abaixo.

Palestras


Dr Célio Roberto falou sobre Panorama das EspondiloArtrites no Brasil. 

Apenas uma pequena parte de pessoas que têm o B27 positivo terão a doença, mesmo existindo membros da família com Espondilite Anquilosante. Cerca de 7% da população tem o B27. Neste grupo, o risco de desenvolver a doença é de 5%. Isso significa que em cada 1000 pessoas, apenas 70 têm ele nas suas células e, desses 70, apenas 4 desenvolvem a doença.

Dr Flávio Cálil Petean explicou tudo o que se precisa saber sobre espondilite anquilosante com uma palestra dinâmica e clara, com muita interação com os participantes.
Pacientes com artrite psoriásica tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo Dr Rodrigo de Oliveira.
Luci Gameiro, consultora comportamental, contou sobre a Aceitação, Negação, medo é culpa, uma abordagem para a vida. Todos são passos que os pacientes passam ao receber o diagnóstico de uma doença crônica.

O Educador Físico Rodrigo Ferraz deixou bem claro a necessidade de praticar uma atividade física para a qualidade de vida nas EspondiloArtrites.

Encerrando Dr Tiago Farina Matos esclarecendo sobre os direitos do paciente com EspondiloArtrite. Pacientes com espondilite anquilosante tem direito a:

Isenção do IR
Prioridade processual 
Prisão domiciliar
Tratamento especial em instituições de ensino
 IPTU
 Seguro de vida
 FGTS (jurisprudência)

Dia com muita informação importante ao paciente, com muita interação.

Agradeço a oportunidade de estar presente e poder através desse trabalho maravilhoso aprender mais, e com isso passar mais informações aos pacientes da Associação de Pacientes com Doenças Reumáticas do Estado do Rio de Janeiro.

RecomeçAR/RJ.

Autora: Cátia Figueiredo.
Postar um comentário